A cientista-astronauta fala

Como é a preparação de um astronauta e quais são os desafios que enfrenta nas viagens espaciais e no trabalho na Estação Espacial Internacional?

Como é a alimentação, como se gerem as horas de sono, o exercício físico necessário e a gestão dos contactos com a família?

Nesta partilha de Ana Pires, a primeira cientista-astronauta portuguesa integrante do Programa PoSSUM, não faltarão o fato e as luvas de astronauta, a explicação das rochas que se encontram nos outros corpos celestes e um showcase de tecnologia com a apresentação de um robot “humanóide”, que tem a particularidade de interagir com quem fala com ele e ser “praticante” de tai-chi.

Por Quem:

Ana Pires inscreveu-se no programa PoSSUM (Ciência Suborbital Polar na Alta Mesosfera), em 2018, sendo uma das 12 pessoas selecionadas entre centenas de candidatos para realizar o curso de cientista-astronauta. Foi preparada para realizar voos espaciais suborbitais, teve formação teórica e prática, incluindo a simulação de uma missão espacial, e treino de habituação a forças G e em câmara hiperbárica. Ana Pires é a primeira mulher portuguesa a concluir este curso de cientista-astronauta.

Duração: 

Cada vídeo tem 20 minutos de duração

1º Ciclo

2º e 3º Ciclo

Secundário

Todos os Ciclos