Concerto de Waterphone

O waterphone é um instrumento muito especial. O seu som incomum é usado na construção das bandas sonoras de muitos filmes de ficção científica.

Luís Bittencourt vai explicar como se toca o waterphone, como é que ele produz a sua música e ainda fará uma viagem por alguns filmes de ficção científica. Explicará como é que alguns sons ou instrumentais foram criados.

O quê? 

O repertório apresentado neste breve concerto é constituído por uma obra musical, divida em 4 partes, composta pelo percussionista, compositor e investigador, Luís Bittencourt, e tem como temática o espaço interestelar e seus elementos cósmicos. Esta obra, chamada 4 Interstellar Scenes, é inédita e foi criada de uma forma bastante espontânea, a partir de improvisações livres, gravadas em um único take, com uma série de instrumentos de percussão tais como: o vibrafone, os gongos ou o waterphone, instrumento peculiar criado pelo norte americano Richard Waters que utiliza água no seu interior para a produção de sonoridades etéreas e intrigantes.

Além destes instrumentos, a obra inclui sons das gravações feitas na superfície do planeta Marte pelo robô Perseverance da NASA. A primeira parte, intitulada Space is the place, já inicia com a primeira gravação de sempre realizada em solo marciano, feita pela SuperCam do Perseverance em 19 de fevereiro de 2021, cerca de 18 horas após o pouso no primeiro sol ou dia marciano da missão. O mastro do robô, segurando o microfone, ainda estava alojado no convés do Perseverance e, portanto, o som é abafado, um pouco como o som que se ouve ao ouvir uma concha do mar ou com a mão em concha sobre a orelha.

Outras gravações de áudio feitas pelo Perseverance aparecem ao longo da obra, como o som do vento na superfície de Marte, que aparece no final da 2.º parte, Dark Matter.

O vídeo com a obra 4 Interstellar Scenes foi produzido especificamente para o Dia da Criança Em Órbita Oeiras Valley 2021.

Para saber mais sobre o waterphone, consulte este vídeo.

Saiba mais sobre Luís Bittencourt na sua página oficial e nas páginas de Facebook, YouTube e Instagram.

Por Quem:

Luís Bittencourt é músico, produtor e compositor. Intérprete de vários instrumentos e estilos, é conhecido por ser um ativo experimentador de sons, instrumentos e timbres. Interpreta vários estilos, desde a música clássica à folk sul-americana, passando pela improvisação livre e música experimental contemporânea e já atuou em dezenas de países, espalhados por quatro continentes.

Para Quem:

Todos os ciclos de ensino

Duração: 

20 minutos.